skip to Main Content
Qual O Ponto Perfeito Da Carne? Mal Passada, Ao Ponto Ou  Bem Passada?

O nosso filé alto é um sucesso e supre todos os gostos. E há quem diga que quer igual em casa. Este post dá algumas dicas para fazer em casa um filé nos três pontos mais comuns: mal passado, ao ponto e bem passado.

Se não vai usar o grill, opte pela frigideira de fundo pesado ou chapa de preferência de ferro. Lembre-se de não usar objetos pontiagudos para virar. Se a carne furar durante a cocção com um garfo, pode soltar o suco natural e ficar ressecada. E lembre-se que o tempo de cocção indicado pode variar — depende da chama do seu fogão.

Carne mal passada: o bife deve ser tostado por fora e o seu interior deve estar quente, vermelho e brilhante. A carne deve estar macia ao toque, com a mesma maciez da carne crua, no entanto, a superfície deve estar dourada. O segredo é selar a carne na chapa ou grill o mais quente possível e por um período muito curto de tempo — cerca de 1 a 2 minuto de cada lado. O tempo é estimado para um file de aproximadamente 2 cm de altura (bem menor do que no Divina). O mal passado é o ponto preferido do verdadeiro carnívoro. Dizem por aí que no fundo, ele gosta da carne crua, mas permite que a carne passe pela chapa/grill só para não assustar ninguém! Será?

Carne ao ponto: o bife médio tem uma faixa grossa rosada no meio. As laterais devem estar na cor marrom e a parte superior e inferior bem tostadas. Este bife é macio ao toque, principalmente no meio. Para chegar neste ponto, coloque na chapa o mais quente possível e deixe em fogo alto e depois médio por cerca de 5-6 minutos de cada lado. Se você for grelhar carne para um grupo de pessoas, este é o melhor ponto a oferecer porque agrada a maioria delas. Pelo menos é o que dizem. Mas no Divina de João Pessoa há empate entre a filé ao ponto e bem passado.

Carne bem-passada: este ponto é o mais difícil de cozinhar porque apesar do interior estar totalmente marrom, ele tem que chegar a este ponto sem queimar a carne por fora. A carne deve estar sólida ao toque, mas não pode estar dura.

O segredo é selar em fogo alto e continuar a cocção em fogo baixo por cerca de 10 minutos de cada lado (o tempo pode variar).

Dizem as más línguas que o bife bem passado é para quem não gosta de carne! Brincadeiras à parte, o importante mesmo é manter o padrão e servir o que agrada as pessoas para deixá-las com aquele gostinho de “quero mais”!

Back To Top
Iniciar conversa
Olá! deseja fazer um pedido? chama no whastapp!