Não ler a receita completa antes de começar a cozinhar e errar na hora de colocar o tempero são alguns dos equívocos mais comuns na cozinha. Confira!
Seja por pressa, por falta de conhecimento ou até mesmo por preguiça, é comum que as pessoas cometam alguns erros ao cozinhar, sejam elas novatas ou experientes. No fim, a falta de cuidado com a receita pode resultar em um prato diferente daquele que você queria fazer.
Para evitar essa possível frustração, separamos aqui 5 dicas essenciais para prevenir erros comuns cometidos na cozinha.
PRINCIPAIS ERROS AO COZINHAR
1. NÃO LER A RECEITA INTEIRA ANTES DE COZINHAR
Um dos principais erros ao cozinhar é ficar empolgado para colocar as mãos na massa e, assim, não ler a receita inteira antes de começar a cozinhar. Ler todas as informações sobre o prato antes de começar a fazê-lo é essencial por vários fatores. Destaque para dois deles:
- Nem sempre a receita está escrita na ordem correta. Assim, você pode deixar de fazer algum passo que seria importante para garantir o sucesso do preparo.
- Durante a receita, podem surgir ingredientes e equipamentos que você não tem naquele momento e, assim, o preparo pode ir por água abaixo.
2. NÃO EXPERIMENTAR OS ALIMENTOS DURANTE A COCÇÃO
Se você não experimenta o que está cozinhando, é possível que você “erre a mão” no tempero dos pratos, deixando-os muito salgados ou insossos. Por mais que você siga à risca a receita que está no papel, é essencial provar os alimentos durante todas as etapas da preparação. Assim, você consegue ajustar falhas simples de maneira rápida e eficaz, de forma a complementar os temperos e ajustar a cocção dos alimentos, garantindo que fiquem no ponto ideal.
3. NÃO USAR OS EQUIPAMENTOS ADEQUADOS
Existe uma infinidade de equipamentos para te ajudar a cozinhar uma receita gostosa, então… use-os de forma adequada! Preste atenção a todos os itens que você vai usar durante o processo de cozinhar: desde a tábua de corte, passando pelas facas, panelas, frigideiras e assadeiras, até os eletrodomésticos – como liquidificadores, batedeiras e processadores –, entre outros. Para acertar em cheio na receita, confira quais são os equipamentos mais adequados para fazer o seu prato.
Confira, por exemplo, se o tamanho da panela é adequado e se os ingredientes não ficarão “apertados” nela durante a cocção. Veja se a faca está “com fio” e se é o modelo mais indicado para a receita que você está preparando.
4. NÃO ORGANIZAR A COZINHA – E OS INGREDIENTES – ANTES DE COZINHAR
Trabalhar em uma cozinha desorganizada tornará o preparo das refeições menos eficiente, mais demorado e, ainda, pode até causar alteração de sabores e contaminação. Por isso, deixe a pia de louças livre, organize a sua mesa de apoio para começar a fazer os preparos e mantenha por perto uma tigela na qual você poderá descartar as partes dos alimentos que não serão utilizados.
Com isso feito, também separe e organize os ingredientes e os equipamentos que você vai utilizar durante o preparo da receita. Já deixe os ingredientes cortados e preparados da maneira que eles serão utilizados na receita. Caso a receita peça uma cebola picada, já faça isso de antemão.
5. NÃO CUIDAR DA HIGIENE
Cuidar da higiene significa: cozinhar em um local limpo e bem higienizado, estar com as mãos bem lavadas e com os cabelos presos e, também, garantir que os ingredientes e equipamentos que serão utilizados no preparo das receitas estejam adequadamente limpos. Caso você use legumes, vegetais e/ou frutas no preparo do prato, lave-os com bastante cuidado e atenção.
E então, gostou das nossas dicas para evitar os principais erros ao cozinhar? Então fique sempre de olho no Blog Assaí para estar por dentro das melhores dicas e novidades para o seu dia a dia!